A maior floresta de sequóias na Europa está localizada nas proximidades do campo de golfe de Meis, em uma das encostas do Monte Castrove, no município de Poio (Pontevedra). Sua origem é devido a uma resolução do Congresso nos Estados Unidos da América. 1992 autorizando o que eles catalogam como "um presente para o povo da Espanha" para comemorar o quinto centenário da viagem de Cristóvão Colombo para a América. Com um quarto de século, as árvores que o compõem ainda são jovens, uma vez que esta espécie pode atingir mais de 2000 anos e atingir 106 metros de altura como algumas sequóias no Parque Nacional Humboldt Redwoods nos Estados Unidos.
1992 foi a data indicada para plantar no país descobridor da América um bosque de sequóias californianas que olhavam para o Oceano Atlântico. De modo que durante os seguintes quinhentos anos, as árvores podem crescer de pequenas plantas até sua total nobre no solo do hemisfério oriental. Desta forma, cada pessoa que visita a Floresta de Colombo pode experimentar o potencial impressionante e a maravilhosa beleza da criação, enquanto representa a esperança de um futuro de crescente amizade entre os povos de ambos os hemisférios.
Em 1968, John Harmon McElroy, jovem professor de literatura graduado de Princeton, chegou à Universidade de Salamanca com sua família e uma bolsa Fulbright para ensinar e preparar uma nova edição anotada de A History of the Life and Voyages of Christopher Columbus, de Washington Irving. McElroy visitou a Galiza e se instalou em Poio (Pontevedra), fascinado por conhecer um dos possíveis berços do almirante e encontrar o estaleiro onde se acredita que a caravela foi construída Santa Maria, La Gallega, que participou da expedição às índias em 1492
Dando credibilidade à tese galega, o professor provou que o clima de Poio era semelhante ao do norte da Califórnia e começou a planejar a comemoração dos atos de Colombo, quinhentos anos antes. No final de 1990 e já como professor na Universidade do Arizona, McElroy participou dos preparativos para o V Centenário com uma iniciativa incomum: plantar 500 sequóias vermelhas no sul da Galiza, o lugar que recebeu as primeiras notícias da descoberta e onde vários As fontes que consultaram durante sua turnê espanhola localizaram a origem do famoso navegador.